top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens impulsiona a presença de mulheres na automação com o projeto Tech Delas

  • Candidatas foram indicadas por diretores de escolas técnicas que ficam no entorno da localidade Anhanguera;

  • Curso ocorreu no SITRAIN, o centro de excelência da companhia criado para alavancar conhecimento sobre o portfólio de produtos aplicados à indústria;

  • Iniciativa se insere no DiverSifica, programa de diversidade e inclusão com foco em quatro pilares: Gênero, Raça & Etnia, Pessoas com De­ficiência e LGBTQIA+


A Siemens, líder em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, quer impulsionar a presença de mulheres em seu corpo de colaboradoras. Para isso, em uma iniciativa inédita, promoveu o projeto Tech Delas -- Mulheres na Automação, em que doze mulheres entre 17 e 30 anos, da Etec Basilides de Godoy e SENAI Mariano Ferraz, puderam participar de um curso de uma semana dentro do SITRAIN Brasil, um centro de excelência voltado para o conhecimento dos produtos do portfólio da companhia.

Turma de alunas recrutadas em escolas técnicas participa do Tech Delas -- Mulheres na Automação, uma iniciativa da Siemens para ter mais mulheres neste setor. Foto: Divulgação Siemens


A busca pela equidade e valorização da mulher se insere dentro do DiverSifica da Siemens, programa de diversidade e inclusão baseado em quatro pilares: Gênero, Raça & Etnia, Pessoas com De­ficiência e LGBTQIA+. “Existem poucas mulheres nessa área e muitas vezes elas são deslocadas para outras funções. Por que não incentivar essa capacitação para que elas possam ocupar mais postos de trabalho na automação?”, diz Marcela Garcia, engenheira de suporte técnico da Siemens, que esteve com as alunas que foram recrutadas em parceria com a direção das escolas. Trata-se de um curso para iniciantes, mas com vivência prática inserida dentro de um ambiente profissional.


O conteúdo do curso abordou os seguintes temas:

  • Visão geral e recursos essenciais de desempenho da família de sistemas SIMATIC S7;

  • Os componentes do Portal TIA: STEP 7, WinCC;

  • Processamento de programa no sistema de automação STEP 7;

  • Tipos de bloco (OB, FC, FB, DB) e estruturação do programa;

  • Operações binárias e digitais no diagrama de funções e ladder (FBD / LAD);

  • Gerenciamento de dados com blocos de dados;

  • Programação de blocos parametrizáveis;

  • Ferramentas de teste para informações e solução de problemas;

  • Aprofundamento do conteúdo através de exercícios orientados para a prática no ambiente virtual de aprendizagem (PLCSim).


“A Siemens inovou ao realizar o Tech Delas e eu espero que outras empresas levem isso para frente também. Ter um ambiente de trabalho com mais mulheres é algo que sinto falta. Precisamos dessa diversidade, por mais que a gente goste da área, não nos sentimos representadas em um ambiente apenas com homens”, diz Andrea Perez, aluna que participou do treinamento na Siemens. Ao que a colega Maria Eduarda Fiori complementa: “É um curso completo e avançado, essa área está crescendo e o curso foi muito importante para o meu currículo”.


Globalmente, a busca pela equidade se insere dentro da estrutura DEGREE da Siemens, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Equidade, Recursos com uso eficiente, Empregabilidade.


Essa estrutura é uma abordagem 360 graus para todos os stakeholders -- clientes, fornecedores, investidores, funcionários, sociedade e o planeta. Em termos de equidade, a meta global da companhia é ter 30% de mulheres na alta direção até 2025.



--


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagem: InPress Porter Novelli - Assessoria de Imprensa



Comentarios


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page