• Brasil 4.0

Siemens inova com soluções de realidade virtual para adaptar atividades durante a pandemia

  • Companhia introduziu três novos equipamentos para facilitar a comunicação à distância e otimizar serviços de supervisão, diagnóstico e vistoria junto aos clientes

  • Na área de Smart Infrastructure, óculos têm sido utilizado em trabalhos de gerenciamento de energia elétrica para setores como Química, Infraestrutura, Utilities e Papel & Celulose.

  • Em Digital Industries, dispositivo é oferecido aos clientes para agilizar serviços na área industrial como automação, drives, comandos numéricos e motores.


Divulgação

A pandemia da Covid-19 tem imposto uma série de desafios às empresas por conta das restrições e cuidados nas unidades para evitar o contágio de seus funcionários pelo novo coronavírus. Líder em soluções inteligentes voltadas à indústria, a Siemens inova mais uma vez ao introduzir em atividades das áreas de Smart Infrastructure e Digital Industries óculos de realidade virtual que têm facilitado a comunicação junto a clientes e parceiros em tempos de pandemia.


Nas atividades de Smart Infrastructure, o dispositivo acoplado a um capacete transmite imagens em tempo real por meio de uma plataforma conectada a qualquer rede de internet 4G, cujas atividades dentro das fábricas da Siemens podem ser visualizadas por clientes e parceiros em seus computadores ou tablets, sem a necessidade de sair de seus escritórios.


A inovação da Siemens tem facilitado os serviços de gerenciamento de energia elétrica de fábricas de diversos setores como Química, Infraestrutura, Telemarketing, Utilities e Papel & Celulose. Dessa forma, atividades como comandos, checagens de painéis de controle e circuito de correntes, que antes eram realizadas com a presença de clientes nas unidades da Siemens, hoje são realizadas à distância por meio do novo dispositivo.


“Com essa adaptação, ao invés de vir até a unidade da Siemens, o cliente pode ver todo o funcionamento de um painel de distribuição de energia elétrica da sua planta sem sair do seu escritório”, explica o gerente da área de Serviços de Distribution Systems, Anderson Pin Tavares. “Além de facilitar a comunicação, esse equipamento agiliza as atividades e reduz os gastos que o cliente teria para se locomover até uma de nossas unidades”, completa Tavares.

Nesse mesmo contexto, a área de engenharia de telecomunicação de Digital Grids também desenvolveu uma solução para teste remoto em fábrica. Com o objetivo de testar os painéis de sistemas de telecomunicações para os clientes, a área criou uma ferramenta que funciona por meio de duas câmeras físicas que fazem a filmagem dos testes em tempo integral, um celular como câmera móvel para detalhes do painel e, por fim, o compartilhamento da tela de configuração do especialista da Siemens que está operando os testes de maneira remota.


“Enquanto o especialista faz os testes no painel, o cliente pode acompanhar tudo em tempo real e ainda incluir outras pessoas do projeto para comentarem sobre o tema, na mesma conferência, tendo contado o tempo inteiro com o técnico que está operando a máquina”, explicou o coordenador da área de Telecom na Siemens, Paulo Eduardo Galvão.

Já na área de Digital Industries, o equipamento é oferecido aos parceiros para transmitir imagens em tempo real para realizar serviços de Manutenção Assistida, onde especialistas da Siemens conseguem fazer checagens, orientações e diagnósticos de soluções mesmo à distância. Para este serviço é utilizada a plataforma proprietária Circuit Expert, e a inovação tem auxiliado em serviços na área industrial como automação, drives, comandos e motores.


Além dos óculos, a transmissão de imagens também pode ser realizada por meio de dispositivos como smartphones, tablets e laptops, e o serviço demanda apenas conexão a uma rede de internet (3G, 4G ou wi-fi). Entretanto, a utilização dos óculos se diferencia por oferecer melhor qualidade de imagem, evitar ruídos na comunicação, e possibilitar comandos por voz.


“A Siemens já tinha planos de inovar com esse equipamento em nossas atuações de atendimento de campo, mas aceleramos a implementação devido à pandemia. É uma ferramenta colaborativa que facilita a comunicação entre companhia e clientes, e temos tido um feedback muito positivo pois é uma solução que se encaixa perfeitamente ao momento pelo qual estamos passando e que será tendência daqui para frente com muita agregação de valor aos clientes”, afirma Everton Lopes, Head da Unidade de Negócios Industry Services.

Apesar da possibilidade da comunicação ser realizada por meio de dispositivos móveis, o uso dos óculos se diferencia por oferecer melhor qualidade de imagem, evitar ruídos na comunicação, e possibilitar comandos por voz. Com essas características, o equipamento reduz tempo de resposta para as atividades, dá agilidade na comunicação junto aos clientes e aproxima os especialistas da Siemens para auxiliar nos serviços em caso de falhas e inspeções.


Além de estar em linha com as recomendações dos órgãos de Saúde em relação à pandemia, a novidade implementada pela Siemens tem gerado redução de custos com transporte, locomoção e hotel tanto para a companhia quanto para parceiros já que a Siemens tem clientes espalhados por todo o país.


Sobre a Smart Infrastructure (SI)

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável atual e para o futuro, para atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, conectando sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI oferece aos clientes um portfólio abrangente e completo de produtos, sistemas, soluções e serviços de apenas uma fonte, que envolvem desde o ponto de geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, colabora para o progresso de clientes e comunidades, enquanto ajuda a proteger o planeta. A SI cria ambientes que se importam com o planeta. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 71.000 funcionários em todo o mundo.


Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos. A Siemens atua globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria. Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem - como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética - e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 13 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.

Para mais informações acesse nosso website: www.siemens.com.br

Para informações sobre a Siemens AG acesse: www.siemens.com


Fonte: Assessoria de Imprensa - In Press Porter Novelli

0 visualização
banner-siemens-plm-160x600.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br