Siemens leva automação sustentável e monitorada para a indústria no ENA 2023
top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens leva automação sustentável e monitorada para a indústria no ENA 2023

  • Software SiGREEN faz gestão de emissões (pegada de carbono) de toda a cadeia envolvendo empresas e seus fornecedores;

  • Estande traz soluções da companhia para automação, inversão de frequência e relatórios de consumo de gestão energética;

  • Palestras de engenheiros reforçam a necessidade de avançar em processos de digitalização para obter eficácia, transparência e pautas urgentes de ESG.

Divulgação Siemens

Transparência para comunicar processos, diminuir a pegada de carbono e monitorar o consumo de água e energia são os desafios da indústria. Foto: Divulgação Siemens


Como a automação facilita a redução da pegada de carbono? E como ela colabora para instaurar processos sustentáveis, eficazes e transparentes na indústria? Essas e outras perguntas que estão mobilizando os tomadores de decisão do mercado serão respondidas pela Siemens, líder em tecnologia com propósito, durante o ENA – Encontro Nacional de Automação, que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.


O evento, que apoia a troca de conhecimento, fomenta oportunidades de negócios e apresenta as principais tecnologias da automação e da inteligência artificial, está se consolidando como o maior do setor há alguns anos e deve contribuir para apoiar a nova industrialização do Brasil.


“A automação industrial já gera uma quantidade relevante de dados ESG, e o desafio da indústria, neste momento, é comunicar isso de maneira automática e transparente, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono, monitorar o consumo de água e energia. Para isso, iremos demonstrar a eficácia do SiGREEN, que pode ser usado nas verticais de Alimentos e Bebidas, Automotivo, Química, Eletrônicos e Baterias, apenas para citar alguns exemplos”, diz Ricardo de Azevedo, Coordenador Regional de Vendas da Siemens para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.


siemens

Sem tratamento de dados não há descarbonização


De maneira inovadora, a solução SiGREEN mostra que a descarbonização não ocorre sem tratamento de dados. Segundo estudos de mercado, até 90% das emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) nas indústrias não são geradas no processo de produção, mas ao longo da cadeia de abastecimento. Essa é uma ferramenta para gestão de emissões que conecta empresas com todos os seus fornecedores. Para isso, a tecnologia operacional (OT) no chão de fábrica e os sistemas de TI devem estar totalmente conectados.


O SiGREEN também é parte integrante do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta e está disponível como um serviço, interoperável com produtos da Siemens, de terceiros, fornecendo interfaces de dados abertas que podem ser facilmente integradas com outras soluções.


Palestras no ENA 2023


No primeiro dia do ENA 2023, Felipe Alves de Azevedo, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Factory Automation, e Leandro Jabur Aumada, Consultor Técnico de Process Automation, da Siemens, irão ministrar a palestra ESG na Indústria: a automação na redução da pegada de carbono e aumento da sustentabilidade. Na oportunidade, eles discorrerão sobre como as soluções da Siemens, que são testadas e aplicadas em suas próprias instalações e fábricas antes de serem oferecidas ao mercado, estão promovendo processos mais sustentáveis e eficientes.


siemens

Já no segundo dia do evento, Diego Trillo Fonseca, engenheiro desenvolvedor de negócios Customer Service; Emerson de Castro, engenheiro desenvolvedor de negócios Industry Cranes, e Raphael Chaves Costa, desenvolvedor de negócios Motion Control, da Siemens, conduzirão a palestra Potencializando a Digitalização: da operação remota à gestão de ativos, onde serão apresentadas soluções para gestão, manutenção e supervisão de equipamentos, em verticais envolvidas com logística, bem como operação remota.


Serviço: ENA 2023 - Encontro Nacional de Automação

Av. Augusto de Lima, 785

Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais

19 e 20 de outubro


Palestras


19 de outubro, 14h10 às 15h

ESG na Indústria: a automação na redução da pegada de carbono e aumento da sustentabilidade

Felipe Alves de Azevedo, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Factory Automation, e Leandro Jabur Aumada, Consultor Técnico de Process Automation


20 de outubro, 10h20 às 11h10

Potencializando a Digitalização: da operação remota à gestão de ativos

Diego Trillo Fonseca, engenheiro desenvolvedor de negócios Customer Service; Emerson de Castro, engenheiro desenvolvedor de negócios Industry Cranes, e Raphael Chaves Costa, desenvolvedor de negócios Motion Control


Maturidade 4.0

Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page