top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens na Expomafe: soluções para acelerar a transformação da indústria metalmecânica

  • Companhia apresenta seu portfólio para incrementar o mercado de automação com o Simatic Control, TIA Portal, SINUMERIK ONE e Brownfield;

  • Evento traz avanços tecnológicos no pavilhão São Paulo Expo entre 9 e 13 de maio.

Portfólio de máquinas CNC Sinumerik da Siemens. Foto: Divulgação Siemens

Líder em tecnologia com propósito, a Siemens estará presente com um estande na Expomafe, feira que traz avanços para a indústria metalmecânica, entre 9 e 13 de maio, no pavilhão São Paulo Expo, em São Paulo. A companhia vai demonstrar seu portfólio de soluções para o mercado de automação, dispositivos tecnológicos para produtos elétricos, transformação digital, análise de dados para incrementar a operação de fábricas e serviços de conectividade.


A Expomafe é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), que apresenta os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.


Conheça as soluções da Siemens na Expomafe:


Automação

O SIMATIC Motion Control da Siemens é uma solução flexível e escalável para o controle de movimento de máquinas ou instalações modernas. As funções de segurança se integram com a engenharia eficiente do TIA Portal, com pacote completo de automação e SIMATIC S7-1500T.



Software

A solução de design de máquinas da Siemens Digital Industries Software, Advanced Machine Engineering, oferece uma jornada de inovação digital para empresas da indústria metal mecânica. Com ela, é possível obter maior certeza no desenvolvimento de máquinas maduras, reduzindo o tempo de ramp-up na produção por meio do design e comissionamento virtuais, resultando em validação mais eficiente, menor tempo de comissionamento e maior produtividade imediata. Essa solução, aliada às outras soluções integradas da Siemens, permite que as empresas alcancem a Smart manufacturing, a servitização e tenham uma Advanced development machinery, se destacando no mercado e melhorando a eficiência e rentabilidade da produção.


Produtos Elétricos

A Maleta Tech demonstra, de forma visual, o funcionamento dos principais dispositivos da Eletrical Products da Siemens e sua integração com a automação. A solução mostra o monitoramento e o funcionamento de partidas eletrônicas, relés inteligentes e redes de campo io-link e as-i mostrando a aquisição de dados de atuadores e sensores. Todas essas informações podem ser visualizadas na IHM instalada na maleta ou pelo TIA PORTAL.


Soluções para Drives

Trazer a transformação digital para a indústria de manufatura é a função do SINUMERIK ONE, o CNC nativo digital da Siemens, que tem hardware atualizado e a disponibilidade de utilizar o gêmeo digital de máquina-ferramenta com integração no próprio CNC e os softwares dedicados Create/Run MyVirtualMachine e no NX, CAD/CAM. Além disso, o SINUMERIK 828D, CNC voltado para o mercado de máquinas de média complexidade com todas as funções e recursos disponíveis no SINUMERIK Operate, conta com o simulador gratuito SinuTrain que pode ser utilizado para operação, programação e validação de peças de usinagem. O SINUMERIK 808D é a melhor solução custo-eficiente do mercado, com a facilidade de manuseio que os comandos oferecem a um baixo custo, perfeito para ser utilizado em instituições de ensino e máquinas de entrada.



Insights Hub

O Insights Hub é a solução IoT da Siemens para operação industrial. A utilização da ferramenta possibilita a percepção e análise de dados sobre a produção que irá impulsionar a eficiência e qualidade dos processos. A IIoT promove a fabricação inteligente e facilita a tomada de decisões operacionais através da análise e transparência dos dados. É uma plataforma aberta, de alcance global e escalável, onde é possível conectar equipamentos de diversos fabricantes. Conta com diversos aplicativos prontos e de simples configuração para gerar dashboards de fácil visualização que irão promover insights importantes, a partir de aplicações de distribuição e consumo de energia, eficiência de máquinas, inteligência artificial integrada, identificação de anomalias, manutenção preventiva, além da possibilidade do desenvolvimento e upload de aplicativos próprios para a otimização contínua do ciclo produtivo.


Serviços de Conectividade Brownfield

O serviço de conectividade Brownfield usa um gateway para estabelecer uma conexão entre a rede de produção e os sistemas de informação de nível superior. É uma solução padrão para adquirir dados de máquina de controladores SINUMERIK ONE/840D/828D, controladores de terceiros e tecnologia de automação e transferir dados de maneira segura. A Siemens oferece consultoria abrangente, implementação e atualizações contínuas durante a operação em andamento.


Serviço:

Estande Siemens - H055

De 9 a 13 de maio

3ª a 6ª das 10h às 19h e sábado das 9h às 17h

São Paulo Expo - Rod. dos Imigrantes - KM 1,5




Sobre a Digital Industries:


A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page