Sistema Fiep lança quarta edição do e-book de tendências
top of page
  • Foto do escritorBR40

Sistema Fiep lança quarta edição do e-book de tendências

Elaborado por pesquisadores do Observatório, objetivo é apontar fenômenos emergentes que podem transformar negócios, sociedade e meio ambiente


Investir no retorno ao presencial e colher os frutos do contato direto com o cliente ou diversificar carteiras apostando no metaverso? Contratar nativos digitais autodidatas e multitarefas ou colaboradores seniores com experiência e fidelidade corporativa? Aproveitar o amplo acesso ao conhecimento para manter-se sempre atualizado ou criar mecanismos para evitar a sobrecarga de informações que pode afetar a produtividade e dificultar a tomada de decisão? A lista de paradoxos que parece não ter fim. É por isso que o Observatório Sistema Fiep lança a quarta edição do seu e-book Tendências Sistema Fiep 2022, com objetivo de contribuir com a reflexão sobre fenômenos emergentes que vem transformando negócios, sociedade e meio ambiente.


A publicação anual elaborada pela equipe de pesquisadores do Observatório é feita a partir da coleta de informações de fontes variadas, como provedores de tecnologia, empresas inovadoras, entidades globais de referência, universidades e mídia especializada. Ancorada no presente, a pesquisa reúne 12 novas tendências com potencial de reverberação nos próximos três a cinco anos. “Já não basta acompanhar as novidades. Precisamos separar fato de ficção, exagero de realidade, hype de especulação”, comenta a gerente executiva do Observatório Marilia Souza. “O excesso de dados e informações disponíveis podem gerar um efeito contrário, confundindo entendimentos e dificultando a tomada de decisões”, completa.


Mudanças nos Negócios


Nas pautas sobre tecnologia, o metaverso – rede que integra os mundos real e virtual – segue em alta. Embora há quem acredite que o tema não passe de uma moda passageira, outros defendem que a nova rede seja uma evolução natural da internet. Os Metanegócios continuarão gerando milhões de dólares em terrenos, eventos e roupas de grife. Gigantes da tecnologia como Apple e Microsoft estão investindo grandes somas na tecnologia de vanguarda.


As grandes oportunidades do futuro não se restringem a plataformas digitais. As Experiências Hiperfísicas despontam como oportunidade tanto para organizações preocupadas com a retenção de talentos, quanto para lojas e salas de evento que buscam restabelecer conexão com clientes. “As estratégias passam pela ressignificação de espaços, o estímulo dos sentidos e a criação de momentos significativos por meio da sensorialidade”, pontua Marília.


Novos Desafios para a Saúde


O distanciamento social acentuou sintomas e doenças que já preocupavam no período pré-pandêmico, como o esgotamento associado ao excesso de reuniões virtuais (fadiga do Zoom) e a sobrecarga de informação (overload information). A busca pelo Bem-Estar Informacional envolverá medidas preventivas de absorção de grandes quantidades de conteúdos disseminados pela internet.


A Sustentabilidade Emocional aparece como atitude preventiva ao aumento de transtornos psicossomáticos. O conceito reflete a busca do equilíbrio das emoções diante das exigências do ambiente externo, com vistas à preservação e promoção da saúde mental. “A tendência busca respostas para problemas como a Síndrome de Burnout, que posicionou o Brasil em 2021 na segunda colocação no ranking mundial de trabalhadores com a doença, de acordo com a International Stress Management Association (ISMA, 2021). Somos também a nação com a maior taxa de pessoas com ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, pontua a gerente de Desenvolvimento de Produtos e Negócios do Observatório, Raquel Valença.


Um novo capítulo surge na batalha pandêmica: a Covid Longa. Multifacetada e multifatorial, a doença pode afetar de crianças a idosos, apresentando alto potencial debilitante e resultando em graves consequências físicas, mentais e cognitivas aos contaminados. “A comunidade científica está diante de um novo desafio, que ameaça trabalhadores, a produtividade das empresas e o futuro dos sistemas de saúde”, ressalta Raquel.


Novas Discussões para o RH


O Aprendizado Intencional é outra tendência de comportamento. Pode ser descrito como uma atitude proativa de buscar informações e renovar conhecimentos. O aprendiz intencional converte experiências, projetos e reuniões em oportunidades de desenvolvimento e crescimento.


Ganham evidência as Power Skills – equilíbrio entre competências técnicas e interpessoais. “A combinação de hard skills e soft skills tem a capacidade de tornar um profissional único no contexto organizacional”, afirma o gerente de Prospectiva e Inteligência do Observatório, Sidarta Ruthes. No mercado de trabalho, expectativas surgem do encontro de tradicionalistas, baby boomers e integrantes das gerações X, Y e Z. Nos Ambientes Multigeracionais, as diferenças culturais entre os colaboradores passam a ser vistas como oportunidades de inovação e aprendizagem.


Este ano, as Tendências Sistema Fiep 2022 pretendem preparar o leitor para essas mudanças. “Mais do que a compreensão isolada dos novos fenômenos e seus impactos, entendemos como grande diferencial estratégico a capacidade de estabelecimento de relações entre as tendências”, finaliza Marilia Souza.


*** Para conhecer detalhadamente as 12 tendências, acesse aqui.


Fonte e imagem: Agência Sistema FIEP



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page