top of page
  • Foto do escritorBR40

Soluções de conectividade e IoT no chão de fábrica

A revolução industrial chegou a um grande ponto de virada com a introdução da Internet das Coisas (IoT). Assim, a chave para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo é a implementação de soluções de conectividade e de IoT no chão de fábrica, interligando a área de produção à operação, responsável pela tomada de decisões.


Para otimizar a produtividade em todo o chão de fábrica, é essencial coletar Dados de diversos tipos de equipamentos, mas isso requer uma estrutura especializada já que um chão de fábrica real é composto por equipamentos e instalações feitas por vários fabricantes, com protocolos diversos.


Então, o ideal é organizar os equipamentos por células de produção, avaliando a melhor estratégia para alocar recursos financeiro e pessoal para implementar o projeto de manufatura avançada, identificando o valor gerado pela coleta, visualização e análise de Dados e consequentemente otimização da produção, melhorando indicadores de custo, prazo e qualidade.


Como obter uma eficiente coleta de Dados

Com inovadoras soluções de conectividade e sistemas que interligam as diversas camadas entre as áreas de produção e operação, a eficiente coleta, visualização e análise de Dados do chão de fábrica em tempo real oferece visibilidade sem precedentes de seus processos de produção para aumentar a eficiência.


E todos esses Dados serão entregues de forma estruturada, em dashboards e relatórios, integrados em softwares de gestão, e apresentados em diversos dispositivos. É o fim das planilhas e arquivos em papel.


A capacidade de centralizar dados de toda a produção e as compartilhar em tempo real faz com que você tome decisões mais assertivas e eficazes, enquanto impulsiona o crescimento.



O acesso a Dados de qualidade permite que você identifique possíveis erros antes que eles se tornem falhas graves. Ao entender melhor os detalhes do chão de fábrica, é possível obter uma visão geral mais clara da produtividade dos funcionários e das máquinas para melhorar os processos, implementar estratégias de melhoria contínua e de manutenção preditiva e preventiva.


Ter Dados precisos em tempo real pode transformar a forma de executar suas operações. Dados de produção precisos agregam valor real, incluindo custos de mão de obra e produção, bem como o status das ordens de serviço em andamento. Se um cliente solicitar uma atualização, você terá as informações mais recentes ao seu alcance.


O importante é sempre pensar grande e começar pequeno, independentemente do porte ou do segmento industrial. Conectar todo o chão de fábrica não é um processo de curto prazo. É preciso coletar os Dados, criar indicadores de desempenho, entender onde é possível melhorar a produtividade, avaliar qual tecnologia aplicar, buscar no mercado ou treinar recursos humanos.


Tenha no radar que conectar suas operações permitirá a você responder mais rapidamente a novas demandas, tomar decisões mais inteligentes e manter a sustentabilidade financeira de seus negócios. Mas é preciso dar o primeiro passo.


Por Bruno Iorio, especialista de produto da Mitsubishi Electric.

Fonte e imagem: InforChannel



Kommentare


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page