Tecnologias digitais são demonstradas no Show Rural 2021
top of page
  • Foto do escritorBR40

Tecnologias digitais são demonstradas no Show Rural 2021

Para levar as principais inovações tecnológicas aos produtores, o Show Rural Coopavel 2021 será realizado, de 22 a 26 de março, em formato digital. A programação deste ano conta com uma série de lives, palestras técnicas e exposição virtual de tecnologias, além de várias ações nas mídias digitais. A Embrapa Informática Agropecuária vai apresentar diversas soluções, como aplicativos de acesso gratuito, ferramentas e sistemas, que contribuem para apoiar as atividades agropecuárias, com redução de custo e tempo.

Programação conta lives e exposição virtual de tecnologias, além de ações em mídias digitais

Aplicativo Bioinsumos


Os produtores rurais podem consultar pelo celular uma lista de produtos de origem biológica indicados para nutrição, controle de pragas e doenças de diversas culturas agrícolas. O aplicativo Bioinsumos traz um catálogo com 580 produtos biológicos disponíveis no País destinados a combater mais de 100 pragas e plantas invasoras e ampliar a absorção de nutrientes, favorecendo o crescimento de espécies vegetais.


Desse total, 265 são defensivos biológicos, entre bioacaricidas, bioinseticidas, biofungicidas e bioformicidas. Os outros 315 itens são inoculantes, um insumo biológico que contém micro-organismos com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas. Todos os produtos são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Está disponível de forma gratuita para plataformas Android e iOS.


Plantio Certo

O aplicativo Zarc Plantio Certo permite ao produtor acessar de forma prática dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e verificar as melhores datas de plantio de 43 culturas no Brasil. O sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas, de acordo com o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta selecionados pelo usuário. Ao facilitar o acesso de produtores rurais e outros agentes do agronegócio a essas informações, a ideia é contribuir para a tomada de decisão no planejamento da produção. Desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa para Android e iOS.


Roda da Reprodução

O aplicativo Roda da Reprodução auxilia o produtor no gerenciamento das fases de reprodução e crescimento do rebanho leiteiro, permitindo acompanhar o crescimento e o peso das novilhas e bezerras, facilitando o trabalho dos produtores de leite. Foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto.


Oferece recursos como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem; permite realizar buscas entre os bovinos cadastrados e ainda compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea. Desenvolvido para o programa Balde Cheio, coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, está disponível gratuitamente para Android.


PSR – Programa de Seguro Rural

O app PSR – Programa de Seguro Rural tem como objetivo apresentar o programa de seguro rural, suas características, as subvenções vigentes e os contatos (telefone, e-mail e site) de seguradoras que operam na área agrícola aos usuários do serviço, em sua maioria produtores rurais. As informações são de abrangência nacional e envolvem todas as 14 seguradoras ofertantes de produtos no agro.


Para acesso aos contatos, o usuário faz uma busca simples, onde informa duas variáveis: município e cultura. Além de facilitar a busca pelas seguradoras que atuam na região e com as culturas desejadas, o aplicativo incorpora informações importantes sobre o seguro rural. Desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.


AgroAPI

A AgroAPI Embrapa fornece informações e modelos agropecuários para uso por empresas e startups na geração de softwares e aplicativos. Os dados são acessados de forma virtual por meio de APIs, as Interfaces de Programação de Aplicativos, e são úteis em novas soluções digitais para o planejamento e monitoramento da produção e a gestão de risco agrícola.


Estão disponíveis na plataforma a API Agritec, que reúne desde informações sobre produtividade e zoneamentos agrícolas até informações sobre cultivares, a API SATVeg, com uma base de dados geográficos referentes às curvas temporais dos índices vegetativos por diferença normalizada e de realce da vegetação (NDVI e EVI) para a América do Sul, e a API PlantAnnot, que possibilita acesso a informações sobre genes e proteínas de mais de 50 espécies de plantas armazenadas no banco de dados do sistema PlantAnnot. O acesso à plataforma tem uma versão gratuita, para degustação, e outra paga, conforme o volume de requisições de APIs.


GeoPortal TerraClass

O GeoPortal TerraClass é uma solução tecnológica com ferramentas para consulta e geração de análises de mapas em tempo real, propiciando compreender melhor a dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal. O ambiente virtual organiza informações de uma série de mapeamentos realizados pelo projeto de pesquisa TerraClass nas áreas desmatadas do bioma Amazônia, que registram as alterações ocorridas na cobertura vegetal.


Entre as possibilidades de análises que o sistema web oferece, pode-se verificar, por exemplo, que destino foi dado às áreas desmatadas, com base nas classes temáticas já identificadas: floresta, vegetação secundária, silvicultura, pastagem, cultura agrícola, mineração, urbanização, entre outras. Desenvolvido em parceria, está disponível em: http://www.terraclass.gov.br.


SATVeg

O Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) permite a observação de séries temporais de índices de vegetação por meio de imagens de satélite, oferecendo apoio a atividades de monitoramento agrícola e ambiental em toda a América do Sul. O sistema auxilia instituições de pesquisa, universidades e ONGs em trabalhos e estudos relativos ao uso e cobertura da terra.


Com ele é possível identificar o que é uma área urbana, cultura anual, cana-de-açúcar, pasto ou mata, por exemplo, além de observar a frequência com que as áreas agrícolas do País sofrem alterações e acompanhar o ciclo de uma cultura agrícola e sua intensificação.


WebAmbiente

O WebAmbiente é um sistema de informação interativo para auxiliar a tomada de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural e contempla o maior banco de dados produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental, englobando todos os biomas brasileiros.


Ao fornecer informações básicas como localização e tamanho da propriedade rural, o produtor obtém uma lista de espécies nativas apropriadas para o plantio, estratégias de recomposição mais adequadas às condições da área e orientações relativas ao preparo inicial do local. Foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Cerrados e o Ministério do Meio Ambiente.


Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)

Embrapa Informática Agropecuária

Fonte e imagens Embrapa


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page