Tecnologias em 2024: impactos da Inteligência Artificial, 5G, IoT e Blockchain
top of page
  • Foto do escritorBR40

Tecnologias em 2024: impactos da Inteligência Artificial, 5G, IoT e Blockchain

À medida que 2024 se inicia, as tendências tecnológicas se delineiam, guiadas pelo relatório anual do Gartner. Ressalto três pilares fundamentais que terão destaque neste ano: segurança e governança; produtividade e eficiência operacional; e produtos inteligentes – todos interligados para trazer serviços cada vez mais inovadores. Após um ano de fervor na adoção de Inteligência Artificial, principalmente, da IA Generativa, antecipa-se uma regulamentação mais restrita e direcionada a essas tecnologias.


Tecnologias

Dentre as principais tendências, gostaria de destacar a gestão de aspectos cruciais como segurança e confiança na aplicação da Inteligência Artificial. A previsão é de que até 2026, empresas que adotarem práticas de IA TRiSM (diretriz que dá suporte à governança, confiabilidade, imparcialidade, segurança, solidez, eficácia e privacidade ao modelo de IA), poderão reduzir até 80% das falhas na utilização dessa tecnologia, lançando produtos com maior agilidade e confiabilidade. Seu uso como ferramenta auxiliar para equipes de desenvolvimento deve continuar moldando o cenário empresarial – até 2028, estima-se que 75% dos engenheiros de software utilizarão ferramentas assistenciais de codificação com IA, impulsionando a produtividade e qualidade no desenvolvimento.


Outra aposta é a incorporação de Inteligência Artificial em aplicações, visando melhorar a operacionalização de produtos e a experiência do usuário: projeta-se que, até 2026, cerca de 30% das aplicações contarão com IA. Planejar como a tecnologia potencializa plataformas e aplicações torna-se uma prioridade nos backlogs do ramo. Acredito que ela estará cada vez mais integrada a produtos, influenciando diretamente a interação dos clientes com plataformas, facilitando a comunicação nas empresas e atuando como tutora e assistente em áreas como desenvolvimento, comercial e marketing.


Por outro lado, a preocupação com práticas ESG se intensifica, influenciando essas decisões tecnológicas. Até 2027, espera-se que diretores tenham remuneração vinculada a práticas de ESG e sustentabilidade, tornando a responsabilidade ética e ambiental um diferencial competitivo para as empresas. Toda essa imersão deve vir acompanhada pelas diretrizes e regulamentações ambientais, sociais e de governança.


siemens

Além da inteligência artificial, outras tecnologias desempenharão um papel crucial no mercado durante este ano. Destaco o 5G, que se configura como uma verdadeira revolução, não apenas ao oferecer velocidade, mas também ao proporcionar conectividade massiva e baixa latência. Este avanço amplia a presença da Internet das Coisas (IoT) e desbloqueia progressos significativos na Indústria 4.0, impulsiona o desenvolvimento de cidades inteligentes e catalisa a evolução da tecnologia em veículos autônomos.


Outra inovação de destaque é o Blockchain, cuja relevância, embora atualmente restrita, ganha impulso com o advento das CBDC (Central Bank Digital Currency, ou seja, moeda digital emitida pelo Banco Central). A tokenização surge como um novo nicho de mercado, tornando a tecnologia mais acessível à população em geral. Por fim, temas como automatização, robótica e privacidade de dados continuarão a se desenvolver ao longo de 2024, especialmente, devido ao crescente foco e preocupações relacionadas à segurança da informação.


Considero fundamental adquirir discernimento sobre as atuais tendências de eficiência operacional, que diariamente remodelam o panorama digital, com o intuito de impulsionar a inovação nos negócios, conferindo-lhes maior eficácia e precisão. Dessa maneira, conseguimos elevar a qualidade do desempenho, aprimorar a perspicácia nos negócios, proporcionar uma experiência mais enriquecedora aos clientes e conquistar a atenção dos stakeholders. Empresas que se abrirem para compreender os benefícios dessas tecnologias e se tornarem adeptas desse movimento, certamente colherão frutos valiosos.


Por Vinícius Oliveira e Silva, líder de P&D e Inovação da Sinqia Digital.

Fonte e imagem: InforChannel


interplast

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page