• Brasil 4.0

Transformação Digital: afinal, quais são seus maiores desafios?

Inovação tecnológica é, cada vez mais, imprescindível para o sucesso dos negócios, mas o processo de implementação ainda enfrenta alguns obstáculos.


Podemos definir Transformação Digital como o processo de utilizar a tecnologia de maneira estratégica para elevar os resultados e a produtividade da empresa. Com o advento do ambiente online, os recursos tecnológicos ficaram mais ágeis e precisos, tornando as atividades operacionais mais acuradas e reduzindo o número de erros operacionais.


No entanto, é importante destacar que não se trata apenas de incorporar novas tecnologias, como softwares e hardwares. O processo de Transformação Digital é mais complexo e envolve a mudança de aspectos culturais e, até mesmo, estruturais da organização. Por isso, muitas companhias adiam-no indefinidamente. Porém, apesar dos desafios, a implementação do digital no ambiente corporativo é elemento imprescindível para tornar os negócios mais competitivos.


Orçamento limitado

Um dos principais desafios na hora de implementar novos recursos tecnológicos é a limitação orçamentária. Na verdade, muitos gestores ainda acreditam que a aquisição de soluções tecnológicas é um custo e que demanda investimento elevado. Contudo, essa avaliação mostra-se equivocada, uma vez que, além de não exigir grandes recursos, esse processo não deve ser enxergado como uma despesa.


Na verdade, é uma necessidade para empresas que buscam elevar seus resultados, manter-se competitivas e conquistar novos clientes. Assim, essa implementação deve ser vista como um investimento estratégico, capaz não apenas de melhorar as entregas, mas de preparar as empresas para os desafios do futuro, como as constantes mudanças no perfil do público e a atualização contínua dos serviços, bem como dos produtos ofertados aos clientes.


Conhecimento técnico

A falta de capacitação técnica é outro desafio. A implementação de ferramentas tecnológicas como softwares em nuvem, automação robótica, assim como Inteligência Artificial, exige conhecimento especializado para operar tais recursos. Somente com a qualificação da equipe, os colaboradores poderão utilizar todas essas soluções de forma estratégica para a companhia.


Por isso, é imprescindível que a empresa tenha um programa de capacitação ou que realize treinamentos esporadicamente para que as equipes consigam utilizar e aproveitar todas as vantagens desses recursos

na realização das atividades de rotina.


Mudança cultural na empresa

A Transformação Digital, para ser efetiva, exige, muitas vezes, mudanças nas características subjetivas das empresas. Uma delas, certamente, diz respeito à cultura organizacional, pois apenas o investimento em novas soluções pode não ser suficiente para que a companhia, de fato, consiga mudar para o ambiente digital.


Se uma determinada organização, por exemplo, inicia seu processo de migração para o ambiente online e adquire um software de armazenamento em nuvem, será necessário também a realização de um trabalho de conscientização dos colaboradores, além de um tempo para que se adaptem às novas dinâmicas de organização dos arquivos em Nuvem. Ou seja, apenas o investimento na ferramenta pode não trazer as mudanças desejadas, uma vez que a equipe ainda não está habituada a esse novo modelo.


Apesar dos desafios para realizar o processo de Transformação Digital de forma eficiente, é imperativo o investimento em inovações tecnológicas, seja para melhorar resultados ou para manter-se relevante no mercado. Assim, a despeito desses obstáculos, é possível começar com ações mais básicas, como o armazenamento em nuvem. Além de trazer maior segurança aos dados das empresas, esse recurso permite ainda que os colaboradores tenham acesso às informações de qualquer lugar, o que é fundamental para que consigam realizar o trabalho em home office, por exemplo.


Além disso, existem outras soluções de integração menos complexas como sistemas de ERP, chatbot e softwares de automação que podem ser implementados de forma intercalada. Todavia, a aquisição de qualquer recurso tecnológico deve ser precedida de uma análise das necessidades da companhia. Assim, antes de tudo, os gestores precisam avaliar quais soluções serão úteis para agilizar as demandas de seus negócios e, só então, montar um projeto de transformação.


Por Fernando Brolo, sales partner na logithink.

Fonte e imagens: InforChannel

37 visualizações0 comentário
Creating-a-Sustainable-Future-wp-banners160x600.jpg