USP anuncia hub de projetos de construção civil
top of page
  • Foto do escritorBR40

USP anuncia hub de projetos de construção civil

Investimento será de R$ 8 milhões e hub tem início de atividades previstas para 2021


A Universidade de São Paulo (USP) irá criar um espaço cooperativo em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para fomentar iniciativas inovadoras no ramo de construção civil. O chamado “hubic” será o primeiro hub do tipo no país. O início das atividades deve acontecer no primeiro trimestre de 2021 e o investimento para a construção do local é de R$ 8 milhões.


As três instituições assinaram um acordo de cooperação técnica para o conceito, elaboração do projeto, construção e operação em regime de multi usuários. O hub será flexível para produção de materiais com outras bases, mas o objetivo principal de pesquisa e produção é o cimento.


Investimentos no desenvolvimento de atividades de educação continuada digital devem ser realizadas, com foco em áreas de indústria 4.0 e inovação, além de oferecer bolsas de mestrado e doutorado para pesquisadores do setor. A criação da Cátedra Ary Torres também está prevista. Ela deve atrair profissionais de ponta de todo o mundo para coordenarem plano de atividades, educação, inovação e pesquisas.


“Vivemos um tempo de múltiplos desafios, nos âmbitos ambiental, concorrencial e institucional. A indústria de cimento tem se mostrado capaz de enfrentar esse mundo complexo, tanto dentro de suas fábricas, quanto nas diversas aplicações do cimento. O acordo com a USP está inserido nessa lógica”, afirma Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP/SNIC. Com informações do Baguete.


Fonte e imagens: IT Forum 365

Por: Redação IT Forum 365

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page