Vagas abertas para capacitação em segurança digital
top of page
  • Foto do escritorBR40

Vagas abertas para capacitação em segurança digital

Programa CiberEducação, da Cisco em parceria com o SENAI, é gratuito e realizado a distância. As inscrições para nova etapa encerram em 8 de março


Neste ano, serão 1.300 bolsas para cursos, além de oportunidades de estágio e emprego

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Cisco do Brasil lança nova etapa do Programa CiberEducação, voltado para a segurança digital. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 8 de março pelo site da Cisco ou pelas academias NetAcad do SENAI (PA, SC, DF, PR e BA). Realizado de forma 100% remota, o CiberEducação conta com quatro fases.


A primeira, em março, é uma maratona de conhecimento: o Learn-A-Thon. A partir do curso exploratório Fundamentos de Cibersegurança, os inscritos iniciam uma maratona de aprendizado autodidata com duração de três semanas. Os melhores alunos concorrem a 1.300 bolsas gratuitas para cursos de formação profissional, oferecidas pela Cisco e seus parceiros.


Além do Learn-A-Thon, o programa CiberEducação tem as seguintes etapas:


Capacitação Profissionalizante de Alunos


1.300 estudantes selecionados do Learn-A-Thon serão capacitados no curso profissionalizante CCNA 1, focado em redes, e no Network Security, que prepara para carreiras especializadas em segurança de infraestrutura. Esta fase também incluirá formações complementares em conjunto com parceiros educacionais do Cisco Networking Academy.


Capacitação de Instrutores


O programa também incluirá a formação de professores no novo curso Network Security. Este curso irá substituir o atual CCNA Security. O objetivo desta fase é criar uma cadeia sustentável de educadores brasileiros em Segurança Cibernética. Os instrutores atuarão como multiplicados de conteúdo da Networking Academy nas suas instituições.


Oportunidade de Estágio e Emprego

Na última fase os melhores alunos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Os melhores talentos terão acesso a um programa de estágio ou emprego, posições que serão oferecidas por parceiros e clientes Cisco.



Formando a próxima geração de profissionais de segurança digital


O Programa CiberEducação conta com parceiros estratégicos: SENAI, Centro Paula Souza, Escola de Comunicações do Exército Brasileiro e SENAC Minas Gerais. O objetivo é ampliar o número de profissionais capacitados para o mercado de trabalho na área de cibersegurança, uma das que mais crescem e que mais ofertam vagas no país.


A primeira onda de formação, lançada em julho de 2020, atingiu mais de 17 mil estudantes de todo o país, que participaram da maratona do conhecimento. A fase final formou 513 estudantes nos programas profissionalizantes de cibersegurança.


Os 100 melhores alunos da turma de 2020 vão ganhar um voucher integral para aplicarem à prova de certificação CyberOps Associate. Ao todo, mais de 80 academias Cisco Networkng Academy de 20 Estados participaram do Programa CiberEducação.


“Temos trabalhado para construir um futuro inclusivo para todos. O Programa CiberEducação tem um papel muito importante para dar oportunidade para que jovens de todo o país possam ingressar em um segmento em constante crescimento, que é o de cibersegurança. Ficamos muito satisfeitos em contribuir com a inclusão de milhares de estudantes que já passaram pelo nosso programa no ano passado e com os próximos que chegarão nesta nota etapa”, afirma Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

O gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, lembra que, além das unidades NetAcad, a instituição lançou cinco academias de segurança cibernética em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS). Os espaços contam com equipamentos e sistemas que formam um ambiente seguro para realização de competições cibernéticas, palestras, consultorias e cursos.


“A parceria com a Cisco nos permite levar uma formação de qualidade para alunos de qualquer parte do Brasil com acesso a internet. Os cursos atendem as demandas do mercado de trabalho e das empresas, com conteúdo e atividades práticas alinhados às novidades da área de tecnologia da informação e de segurança cibernética”, destaca Morgado.

Sobre a Cisco


A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia para a Internet. A Cisco inspira novas possibilidades ao reinventar suas aplicações, proteger seus dados, transformar sua infraestrutura e capacitar suas equipes para um futuro global e inclusivo.


O que é cibersegurança?


Veja no instagram do Senai:


Foto: Diego Campos / CNI

Fonte: Agência CNI de Notícias

Imagem: Cisco/Divulgação

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page