Visão Dimensional
O mapeamento da dimensão “Cadeia de Suprimentos” que abrange aspectos da integração, agilidade, lead times, visibilidade e visão de estoques em tempo real demonstram o nível de interoperabilidade entre os elos da logística. A integração dos processos e das atividades circunscritas às logísticas de suprimentos, ao apoio à produção e à logística de distribuição é um pré-requisito importante para a gestão de custos e serviços no exercício operacional da função, geralmente com o propósito de aumentar a competitividade sustentada das empresas e gerenciar adequadamente o problema do valor para os clientes finais em uma cadeia produtiva.
Relação entre os atores da cadeia logística
A efetividade das relações com fornecedores e clientes na cadeia de valor contempla a formação de alianças estratégicas, gerando assim o aumento da “densidade” do vínculo de relacionamento entre os agentes, em que complexos processos internos e externos serão integrados.
O atual ambiente concorrencial trouxe novas formas de competição, baseadas em flexibilidade, variedade, rapidez e confiabilidade de entregas, que se somaram às formas anteriormente hegemônicas, baseadas em preço e qualidade. Ao enfoque industrial de eficiência, automação rígida e qualidade de conformidade, foram agregados enfoques pós-industriais de resposta rápida e confiável, lotes variáveis e compostos com mais variedade.
Um modo de gerenciar o tempo como recurso produtivo é medir e controlar tempos de atravessamento e inventários, grandezas que representam medidas de tempo de espera e de tamanho das filas na manufatura.
Tempo de atravessamento
O tempo de atravessamento médio no sistema produtivo reflete as consequências das práticas gerenciais da organização, principalmente a maneira como trata as variabilidades. Para reduzir o tempo de atravessamento, limita-se o inventário ao mínimo necessário para evitar a ociosidade que pode surgir por falta de carga na manufatura. Algumas apontam que 70% das empresas pesquisadas, em 64 países, sofreram algum tipo de ruptura em suas cadeias em menos de um ano:
40% delas não analisam as fontes de rupturas;
Apesar de a maioria das empresas dizer não conseguir monitorar todos os elos, 41% das ocorrências foram constatadas no nível de fornecedores de primeira camada, ou seja, fornecedores de maior proximidade. Como consequência, as organizações relatam perda de produtividade e receita, aumento das reclamações dos clientes e dos custos de operações, além de danos à reputação e à imagem da marca.
Interoperabilidade x Custos
Dessa forma, no intuito de reduzir custos, aumentar eficiências e obter vantagem competitiva, os negócios estão sendo forçados a repensar, a utilizar a reengenharia e a redefinir os relacionamentos e os modelos das cadeias de suprimentos, sobretudo com a inserção profunda de tecnologia nos processos.
Portanto, medir as relações entre os elos da cadeia logística e percebendo de que forma compartilham, compatibiliza, integram e interagem com suas informações, ativos e etc pode favorecer uma amplitude no grau de prontidão da organização.
No PIMM4.0 contempla tais variáveis e suas relações são muito transversais, inclusive com a manufatura, estratégia e modelo de negócios, demonstrando de fato os riscos eminentes de perda de valor.
Sandro Breval Santiago
Professor Adjunto, Industry 4.0 Maturity Index Expert, PIMM4.0, Digital Transformation
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Fonte: BR4.0 - Imagem: Canva
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