Visita ao Centro 4.0
top of page
  • Foto do escritorBR40

Visita ao Centro 4.0

Gestores do SENAI nacional conhecem estrutura da unidade e projeto sobre qualificação de mão de obra e serviços



O Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 (Centro 4.0) do SENAI, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu nessa quinta-feira (7/7) a vista de gestores nacionais da instituição. O diretor de Operações, Gustavo Leal, e o superintendente de Educação Profissional, Felipe Morgado, conheceram a estrutura da unidade utilizada na formação e qualificação de mão de obra para a indústria.



Para o diretor regional do SENAI em Minas, Christiano Leal, o encontro proporcionou uma troca de informações e conteúdo, além de auxiliar na divulgação do trabalho desenvolvido pelo centro. "Nós temos um intercâmbio relevante com outras instituições no aspecto técnico. Por isso é relevante conhecer in loco o que estamos fazendo em prol da indústria 4.0, que tem um viés inovador e inédito no Brasil", disse.


O projeto SENAI 4.0 em Minas foi apresentado aos executivos pelo gerente de Educação e Tecnologia, Ricardo Aloysio e Silva. Segundo ele, a iniciativa "posiciona a instituição no contexto na chamada 4ª Revolução Industrial, disponibilizando para o setor mão de obra qualificada, consultorias especializadas, aplicação de novas tecnologias e desenvolvimento tecnológico".



Os gestores do SENAI nacional visitaram salas de aula e de treinamento e laboratórios, onde acompanharam processos automatizados de montagem de peças e outros procedimentos produtivos. "A indústria vai passar por um processo de transformação importante nos próximos anos e o conhecimento de base digital, de conectividade e de integração de fluxos é fundamental para o aumento da produtividade e o futuro da indústria de Minas e do Brasil", observou Gustavo Leal.



Já Felipe Morgado destacou que o Centro 4.0 contribui para o aprimoramento de profissionais na utilização das tecnologias da indústria 4.0. "É sempre interessante acompanhar as evoluções no âmbito educacional das unidades do SENAI no país. Aqui em Minas chama a atenção a integração projetos ligados ao dia a dia da indústria".


Participaram também da visita o gerente do Centro 4.0 e da Unidade SENAI Euvaldo Lodi, Hudson da Silva Assis, e o coordenador técnico da unidade, Edglei de Sousa Marques.


Inaugurado em junho de 2021, o Centro 4.0 reúne ambientes como Fábrica 4.0, SENAI Lab, Laboratório de IoT e Cloud, Lean Manufacturing, Laboratórios de Simulação digital, Laboratórios de Programação e Analytics, eLaboratórios de Tecnologias de Automação e Informação, atendendo à demanda das indústrias.


Fonte e imagens: FIEMG



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page