top of page
  • Foto do escritorBR40

Você sabe qual é a importância dos dados ESG para sua empresa e para o mundo?

O uso de tecnologias de análise de ESG — Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança — está crescendo rapidamente como método para avaliar o desenvolvimento sustentável das organizações. Esses dados oferecem uma visão sobre as práticas e resultados de uma instituição, permitindo o estudo de como ela opera em questões relacionadas à ética e responsabilidade.


Imagem Canva

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou que, a partir de 2023, as companhias brasileiras de capital aberto devem apresentar indicadores relacionados ao âmbito social, como informações sobre a diversidade do quadro de funcionários. Nos relatórios públicos, também deve constar um inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEEs).


Com isso, um número crescente de empresas passou a considerar o direcionamento de adoção de práticas sustentáveis. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 95% das organizações brasileiras já colocaram a ESG como prioridade, o que confirma a relevância que esse tema tem ganhado nos últimos anos.


A partir do uso de dados ESG, é possível obter informações valiosas sobre o desempenho ambiental, social e relacionado à governança. Esses elementos, em conjunto com informações financeiras tradicionais, permitem melhorar o conhecimento sobre a performance da empresa.


Os investidores também podem se beneficiar do uso desses dados, utilizando-os para tomar decisões assertivas sobre onde e como investir. Um estudo da Ernst & Young (EY) apontou que 99% dos executivos utilizam as divulgações ESG das empresas como parte de suas decisões, já que essas podem fornecer previsões sobre quais organizações e indústrias apresentam maior potencial de retorno de investimento, por exemplo.



A análise de ESG também pode ser utilizada para identificar problemas sistêmicos relacionados ao tema em questão, que não são facilmente resolvidos por meio de mecanismos financeiros. Essa pesquisa pode ajudar as empresas a detectar oportunidades dentro dos seus setores e a desenvolver soluções mais inclusivas com um enfoque na responsabilidade social.


Com a adoção de práticas de ESG cada vez mais populares, o uso de dados permite que as empresas e investidores avaliem melhor seus desempenhos, sendo possível tomar decisões mais assertivas que consideram fatores ambientais, sociais e financeiros. Isso garante que as empresas atinjam sucesso no mundo dos negócios enquanto mantêm um compromisso com a responsabilidade social e ambiental.


Por: João Paulo Tavares é Presales Director LATAM na Semantix

Fonte: Assessoria de Imprensa RPMA



Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page