top of page
  • Foto do escritorBR40

Inovação aberta – Bosch é reconhecida pelo Ranking Top Open Corps 2022

  • Empresa está ente as Top 5 da categoria Indústria Eletroeletrônica e Mecânica

  • Mais uma vez, prêmio reforça engajamento da Bosch no ecossistema de inovação

  • Resultado de diversas ações e parcerias ao longo dos últimos anos


Empresa está ente as Top 5 da categoria Indústria Eletroeletrônica e Mecânica

Campinas – A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, foi premiada na categoria Top 5 Indústria Eletroeletrônica e Mecânica, sendo uma das cinco empresas responsáveis por 31% dos relacionamentos com startups identificados no setor no último ano. Este reconhecimento faz parte do Ranking Top Open Corps 2022, realizado pela 100 Open Startups, que destaca as corporações que mais praticaram inovação aberta no país em 2021.

Esta não é a primeira vez que a Bosch está inserida no Ranking Top Open Corps: a empresa tem sido reconhecida desde 2018 pelo seu engajamento no ecossistema de inovação. “A inovação está no DNA da Bosch desde a sua fundação e é fundamental para a transformação da empresa, por isso, é um tema transversal que envolve diferentes áreas da organização”, explica Marcelo Silvestrin, diretor Inovação, AIoT e Digitalização da Bosch América Latina.

Ele ainda reforça a importância de estabelecer parecerias para acelerar novos modelos de negócios e realizar melhorias nos processos internos. “Negócios digitais de sucesso, normalmente, não são desenvolvidos sozinhos. Entendemos a necessidade de cocriar, tanto que a Bosch tem, globalmente – incluindo a América Latina, o Connectory para impulsionar o desenvolvimento de soluções com inovação em parcerias envolvendo AloT”, destaca Silvestrin.



Indústria Eletroeletrônica e Mecânica

No total, as corporações do segmento Indústria Eletroeletrônica e Mecânica estabeleceram 302 relacionamentos de negócios com 182 startups no ano passado – um crescimento de 3% em relação a edição anterior – além de gerar uma transação direta de cerca de R$ 45 milhões, com impacto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo.

O tipo de negócio mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups. Ademais, a maior parte dos relacionamentos das empresas da Indústria Eletroeletrônica e Mecânica foi com startups IndTechs (21%), além disso, as HRtechs (20%), e ProductivityTechs (20%) também tiveram participação nos relacionamentos registrados no setor.

Expressividade

Em 2022, a sétima edição do Ranking 100 Open Startups teve números recordes no ecossistema de inovação: foram registrados 42.588 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, o que representa um aumento de mais de 61% em relação à edição 2021. Também vale ressaltar que, das 6.438 corporações que buscam startups no país, 4.449 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup e, das 25.016 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 3.821 fizeram negócios com ao menos uma corporação.



Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Inovação aberta – Bosch é reconhecida pelo Ranking Top Open Corps 2022


Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa Bosch

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page