top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens desenvolve sistema para automação de compressores de amônia para solução criada pela RMA

  • RMA Automação superou desafio de reduzir o tempo de manutenção e inatividade em compressores de clientes

  • Sistema apresenta extrema confiabilidade, tecnologia de ponta e velocidade no comissionamento

  • A redução dos custos de engenharia ocorre graças à padronização de hardware e software

Solução de automação da RMA para compressores de amônia com sistema Siemens diminui a manutenção e inatividade das peças. Foto: Divulgação RMA Automação

Empresa líder em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, a Siemens desenvolveu um sistema para automação de compressores de amônia para uma solução da RMA Automação, colaborando para diminuir a manutenção e inatividade dos produtos. A RMA Automação, empresa especialista em automação industrial, buscava um sistema de extrema confiabilidade, conectividade e velocidade no comissionamento, com transparência operacional. Daniel Guimarães, Gerente de Produtos, Lauri Miguel, Consultor Técnico e Daniel Wilson, estagiário, criaram um sistema com viabilidade técnica e financeira para as necessidades específicas do cliente.


A padronização do hardware utilizando os componentes da Siemens foi um ponto fundamental para o projeto: o controlador SIMATIC S7-1200 com cartões de entrada analógica, IHM, fonte de alimentação SITOP e a implantação de CMS para manutenção preditiva. Além disso, foi utilizado o TIA Portal, plataforma de engenharia da Siemens, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema através de uma padronização de software. Tornou-se possível, ainda, diluir os custos de engenharia a cada nova oportunidade. Estes benefícios constituíram uma solução completa, preparada para o acesso remoto e conectividade em tempo real -- fatores indispensáveis para a Indústria 4.0.


Componentes Siemens no painel da RMA Automação para compressores de amônia com sistema Siemens. Foto: Divulgação RMA Automação

A RMA Automação escolheu a Siemens por representar autonomia para a manutenção devido à disponibilidade de peças no mercado para reposição. Compressores são equipamentos muito duráveis se devidamente cuidados, podendo funcionar de 20 a 30 anos. “Devido à alta durabilidade de suas partes mecânicas, os compressores se mantêm funcionais por muito tempo, se aliados com a automação. Com os componentes IoT-Ready da Siemens, o cliente final tem disponibilidade de itens de reposição em sua proximidade e obtém acesso a informações de diagnóstico em tempo real. Somados a esta conveniência e disponibilidade, a RMA Automação pode atuar de forma rápida e intuitiva reduzindo possíveis paradas de máquina e pode realizar atendimento remoto”, diz Daniel Guimarães, gerente de produtos da Siemens.



Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.

No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.



No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli


留言


160x600 br40 constru.jpg
bottom of page